segunda-feira, 6 de junho de 2011

ESTAÇÕES DO ANO


BOM VAMOS EXPLICAR SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO
PRIMAVERA:COMEÇA DIA 21 DE SETEMBRO
VERÃO:21 DE DEZEMBRO
OUTONO:21 DE MARÇO
INVERNO:21 DE JUNHO

ESTAÇÕES DO ANO
As estações do ano são consequência das variações da inclinação do eixo da TERRA, girando em sua órbita elíptica em torno do sol. Não tem a ver com a distância da Terra ao Sol.
O ângulo em que os raios solares incidem sobre a Terra, não a distância que percorrem, é o que determina as variações de temperatura terrestre, conforme as estações.


 
Estação do ano é uma das quatro subdivisões do ano baseadas em padrões climáticos. São elas: Primavera, Verão, Outono e Inverno.
Inicialmente o ano era dividido em duas partes, a saber:
  • O período quente (em latim: "ver"): era dividido em três fases: o Prima Vera (literalmente "primeiro verão"), de temperatura e humidade moderadas, o Tempus Veranus (literalmente "tempo da frutificação"), de temperatura e humidade elevadas, e o Æstivum (em português traduzido como "Estio"), de temperatura elevada e baixa humidade.
  • O período frio (em latim: "hiems") era dividido em apenas duas fases: o Tempus Autumnus (literalmente "tempo do ocaso"), em que as temperaturas entram em declínio gradual, e o Tempus Hibernus, a época mais fria do ano, marcada pela neve e ausência de fertilidade.
Posteriormente, para ajustar as estações à posição exacta dos equinócios e solstício, correlacionando-as com a influência da translação associada à mudança no eixo de inclinação da Terra, convencionou-se, no Ocidente, dividir o ano em somente quatro estações. Vale a pena lembrar que certas culturas ainda dividem o ano em cinco estações, como a China. Países como a Índia dividem o ano em apenas três estações: uma estação quente, uma estação fria e uma estação chuvosa. Já no continente Africano, países como Angola só têm duas estações, a das chuvas, quente e úmida, e o cacimbo, seca e ligeiramente mais fresca, principalmente à noite.
                                                      IMAGENS
  

Fig. 1
Este é um diagrama das estações do ano. Note que, desconsiderando a hora do dia (a rotação da terra em torno de seu eixo), o
Polo norte será escuro, e o Polo sul será iluminado. Além da densidade da luz incidente, a dissipação da luz na atmosfera terrestre é grande quando ela incide num ângulo agudo

                                                           FONTES
BOM PARA FAZER ESSA MATÉRIA PEGUEI
 EM SITES PARA VOCE DA UMA OLHADA
http://caraipora.tripod.com/estacoes.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_do_ano






0 comentários:

Postar um comentário

 

Blog da Heloísa Araujo

Sejam bem vindos ao meu Blog.

Meio Ambiente Copyright © Blog da Heloísa Araujo